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- Boosty Colins

Após destacar-se com a banda de James Brown, no fim
da década de 1960, e com o Parliament-Funkadelic nos anos 1970, o baixo
pulsante de Collins e seus vocais bem-humorados o estabeleceram como um dos
principais nomes do funk.[1] Collins faz parte do Rock and Roll Hall of Fame,
para o qual foi indicado em 1997 com quinze outros membros do
Parliament-Funkadelic.
Décadas de 1960 e 70
Juntamente com seu irmão mais velho, Catfish
Collins, Kash Waddy e Philippé Wynne, Collins formou em 1966 a banda chamada
The Pacesetters. Em março de 1970, depois da maior parte dos membros da banda
de James Brown abandoná-lo, devido a uma disputa salarial, os Pacesetters foram
contratados para tocar com o cantor, e passaram a ser conhecidos como The
J.B.'s (também são conhecidos como os J.B.'s "originais", como forma
de distingui-los das formações posteriores da banda). Embora tenham trabalhado
para Brown por apenas 11 meses, os J.B.'s originais tocaram em algumas das
gravações de funk mais intensas do artista, incluindo "Get Up (I Feel Like
Being a) Sex Machine", "Super Bad", "Soul Power" e
"Talkin' Loud and Sayin' Nothing".
O então jovem Bootsy envolveu-se diversas vezes em
conflito com o sistema rígido usado por James Brown para disciplinar sua jovem
banda sempre que sentia que haviam saído da linha. Após sair da banda
eventualmente, Collins se mudou para Detroit, seguindo o conselho da cantora e
futura companheira de Parliament, Mallia Franklin.
House Guests,
P-Funk, Rubber Band e Sweat Band
Eventualmente
Bootsy retornou a Cincinnati, onde formou o House Guests com seu irmão Phelps
Collins, Rufus Allen, Clayton "Chicken" Gunnels, Frank Waddy, Ronnie
Greenaway e Robert McCullough. O House Guests lançou dois singles
com a gravadora House Guests, assim como um terceiro com o nome de The Sounds
of Vision, na gravadora House Guess
.

Franklin introduziu os dois irmãos Collins a George
Clinton, e em 1972 ambos, juntamente com Waddy, entraram para o Funkadelic.
Bootsy tocou baixo na maior parte dos primeiros álbuns do Funkadelic e do
Parliament, e tem diversos créditos pelas composições da banda no período.
Em 1976 Bootsy, Catfish, Waddy, Joel Johnson, Gary
"Mudbone" Cooper, Robert Johnson e The Horny Horns formaram a
Bootsy's Rubber Band, uma "unidade independente" destinada a turnês,
do P-Funk de George Clinton. O grupo acabou gravando quatro álbuns, dos quais
os primeiros três costumam ser considerados como gravações essenciais do
P-Funk. O álbum de 1978 do grupo, Bootsy? Player of the Year, chegou ao topo
das paradas de sucesso de R&B, e teve um single, "Bootzilla",
ocupando a primeira posição.
Como George Clinton, Bootsy assumiu diversos alter
egos durante sua carreira, de "Casper the Funky Ghost" ("Casper,
o Fantasma Funky", um trocadilho com o personagem Casper, the Friendly
Ghost) até "Bootzilla" (de Godzilla), como parte de um personagem em
evolução, um astro de rock alienígena que ficava cada vez mais bizarro à medida
que o tempo passava (ver mitologia do P-Funk). Foi neste período que Collins
adotou seu tradicional baixo "espacial" (space bass), em força de
estrela.
Bootsy também lançou um álbum em 1980 chamado Sweat
Band, pela gravadora Uncle Jam, de George Clinton, com uma banda chamada de
Bootsy's Sweat Band.
Década de 1980 em diante
Em 1984 Bootsy colaborou com Jerry Harrison, do
Talking Heads, na produção de "Five Minutes", uma faixa dançante
sampleada e editada a partir do célebre discurso de Ronald Reagan conhecido
como "Five Minutes"; a gravação foi creditada a "Bonzo goes to
Washington" (também referenciada na faixa de 1985 dos Ramones, "Bonzo
goes to Bitburg" e derivada do papel de estreia de Reagan, como o
professor Peter Boyd na comédia de 1951, Bedtime for Bonzo).

Em 1990 Bootsy colaborou com o Deee-Lite em seu
grande hit "Groove Is in the Heart", no qual contribuiu com vocais
adicionais. Embora também tenha aparecido no videoclipe da canção tocando, a
linha de baixo da música foi na realidade sampleada de uma canção de Herbie
Hancock chamada "Bring Down the Birds". A Rubber Band de Bootsy
também atuou como músicos contratados para o Deee-Lite durante uma de suas
turnês mundiais.
Técnica no baixo
Collins tem técnica de baixo pulsante, rítmica e
suingada, e que foi muito influente no desenvolvimento do funk. Seu som
caracteristicamente rico, produzido por filtros de envelope (como por exemplo o
Mutron), é um de seus traços mais exclusivos como baixista. Bootsy também usa
em suas linhas semicolcheias altamente sincopadas, combinadas com uma técnica
muito forte de slap, com muita influência de Larry Graham.
As partes de baixo executadas por Collins
frequentemente aparecem com destaque na mixagem das canções, e quase sempre são
elas que "levam" a canção, e não a guitarra ou os instrumentos de
sopro.